-
Arquitetos: Ignacio Rojas Hirigoyen
- Área: 85 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
-
Fabricantes: Adobe, Arauco, AutoDesk, Dinal, Feltrex, Kitchen Center, Led Studio, MK, Microsoft, Trimble, Typar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Catalina é uma casa isolada de 85 m² localizado em Punta de Lobos, uma pequena cidade de pescadores e surfistas na costa do Chile. O local teve um forte desenvolvimento imobiliário nos últimos anos, o que causou um aumento significativo no valor da terra.
Tendo isso em vista, o terreno que estava disponível para o desenvolvimento do projeto era de dimensões reduzidas, com aproximadamente 335 m² e um declive considerável, além de estar localizado dentro de um condomínio bastante denso. Quebrando os ângulos de suas fachadas e telhados, diferenciando sua aparência por meio do contraste entre os materiais, texturas e reflexões, a casa distancia-se um pouco do seu entorno dentro do contexto que a circunda.
O que inicialmente pareciam restrições para o projeto, tornaram-se oportunidades que nortearam as principais características do edifício. A estratégia era levantar a casa em pilares para limpar o terreno, viabilizando com isso as vistas para o mar que são a principal atração do local.
Encomendado por uma família que passa boa parte do seu dia na praia, o edifício tem dois pequenos quartos e um banheiro, além das grandes áreas comuns que estão espacialmente ligadas entre si, onde a maioria das atividades domésticas são realizadas. No interior, a luz é a protagonista. O acesso é ressaltado por uma abertura que convida a elevar a vista para o céu.
As nuances da luz são destacadas ao longo do dia, ao banhar os planos inclinados da casa de forma que as materialidades e texturas alternam entre o branco e a madeira.
A madeira também sob o sol, atesta a passagem do tempo passando dos tons esbranquiçados para o dourado, destacando também a suas veias. O projeto tem janelas generosas a oeste para resgatar as vistas do oceano e o sol do norte, garantindo boa iluminação durante grande parte do dia. Por outro lado, é bastante fechado em direção à rua e ao sul, de onde vêm os ventos e as chuvas predominantes durante as tempestades de inverno.
A madeira é uma das principais atividades econômicas da região, bem como um material construtivo comum do entorno. Baseado nisso casa foi inteiramente construída neste material que abunda nas florestas circundantes. Além disso, a mão de obra local especializada em carpintaria foi aproveitada e os detalhes foram desenvolvidos com base em técnicas de construção vernacular.
A madeira também fornece propriedades sísmicas ideais para as condições que prevalecem no Chile, levando em conta o forte terremoto e tsunami que afetou a cidade em 2010 e que permanece muito presente na memória dos habitantes locais. Com isso, o cliente exigiu atenção em relação à economia e a sustentabilidade.